1001 Razões para Gostar de Portugal

Blogue (à volta) do Livro

7 de janeiro de 2007

O JARDIM BOTÂNICO DE COIMBRA e PAULO BERNASCINA



"Foi em 1984 que Paulo Bernaschina começou a conhecer de forma muito próxima o Jardim Botânico de Coimbra. Tão próxima que começou a frequentá-lo todos os dias. Tornara-se jardineiro, como ainda é. Tinha 20 anos. Para trás ficavam os primeiros empregos, a servir às mesas ou na construção civil. Pela frente estavam ainda a licenciatura em Filosofia, que terminou em 2000, e a paixão pela fotografia - descobriu a fotografia científica através das árvores e das flores que o rodeavam.





O que há de comum entre a jardinagem e a fotografia, diz, "é a luz." As plantas precisam dela para a fotossíntese, e a fotografia tem na luz a sua matéria-prima, explica. Natural de Coimbra, Paulo Bernaschina aprendeu jardinagem "fazendo", e foi já como jardineiro que se licenciou em Filosofia na Faculdade de Letras de Coimbra. O projecto Transnatural surgiu do seu desejo de aproveitar o potencial de um jardim que conhece mesmo muito bem. I.G.S."


Do Público de hoje, escrito por Isabel Gorjão Santos.




Parece uma história de encantar. O Jardim Botânico de Coimbra merecia um jardineiro, filósofo e fotógrafo assim. Coimbra está a ganhar e a valorizar um dos seus pontos mais interessantes.

O Diário de Notícias já se tinha referido ontem a este assunto.

O LIVRO DO BLOGUE
  • Publicado em Fevereiro de 2005 por TEXTO EDITORES
  • Powered by Blogger


    View My Stats