1001 Razões para Gostar de Portugal

Blogue (à volta) do Livro

26 de junho de 2006

O FUTEBOL

capa DN

Estamos ja entre os 8 melhores do mundo. Penso que os portugueses, além de festejar, deveriam pensar como é possível ter chegado aqui, no futebol, e estarmos tão mais abaixo em muitos outros sectores. Será que a educação, os tribunais, a saúde, os transportes e outras, muitas outras actividades, não poderiam estar melhores, se olhassem para o que tem acontecido no futebol? Considero isso inegável.

Uma das características do futebol é a de que não vive só de Portugal. Ontem, a equipa inicial só tinha o guarda-redes, Ricardo, a jogar em Portugal. Depois entraram também o Petit, o Simão que jogam na terrinha. Mas 10 em 11 jogavam fora do país, no minuto zero. Será que os cientistas que estão fora, tantas vezes a fazer trabalho válido, são chamados também para nos representar e espantar? E noutros sectores se pode pensar o mesmo.

Depois, há o leader. Quem dirige é Filipão, brasileiro. Quais são os outros sectores que aceitam lideranças competentes de um não nacional?

Há os ordenados. Ganha-se bem no futebol de alto nível. Porque não há alto nível em muitas outras actividades, no ensino, por exemplo?

Há uma corrente que passa com grande parte da população. Porque não passa a corrente noutros sectores? É certo que foi Filipão que a organizou, mas outros, noutras especialidades, têm o caminho aberto.

Acho que há outras coisas, ainda...

O LIVRO DO BLOGUE
  • Publicado em Fevereiro de 2005 por TEXTO EDITORES
  • Powered by Blogger


    View My Stats