1001 Razões para Gostar de Portugal

Blogue (à volta) do Livro

12 de abril de 2006

O TEXTO DE HOJE de Vasco Graça Moura no DN

Intitula-se Ratos e Homens e dá que pensar sobre o modo como há pessoas em situações dramáticas. Segundo Vasco Graça Moura os habitantes de Alfornelos estão encurralados entre auto-estradas e vias rápidas. E também dá que pensar de que é num artigo de opinião que se encontra o eco dessa situação. Onde andam os jornalistas?

"O Estado gastou uma fortuna para assegurar uma passagem para os sapos por debaixo da CREL; também na CREL, o mesmo Estado gastou outra fortuna para preservar as chamadas "pegadas dos dinossauros" em Carenque. E ainda agora se veio a saber que a construção de uma estrada, por que os habitantes esperam há vinte anos, no distrito de Bragança, está bloqueada sine die por ter aparecido por lá uma colónia de morcegos mais uma colónia de ratos que dizem únicos na Península Ibérica.

Se em Alfornelos houvesse umas clavículas de mamute, uma colónia de toupeiras, um pantanal de sapos, umas moitas cheias de ratazanas, umas ramarias com morcegos pendentes, aqui d'el-rei! Logo a Administração, solícita e pressionada pelas associações ambientais, se teria disposto a agir de outra maneira.

Mas em Alfornelos apenas vive gente e gente é uma espécie animal que não conta para nada. O bem-estar e os interesses de 15 mil seres humanos valem menos do que umas ossadas pré-históricas, a qualidade de vida dos morcegos, a passagem dos sapos e o alcance, verdadeiramente ibérico e patriótico, da preservação de uma variedade de ratos."

No livro, Vasco Graça Moura aparece (razão 554): O trabalho poético e literário de Vasco Graça Moura.

    O LIVRO DO BLOGUE
  • Publicado em Fevereiro de 2005 por TEXTO EDITORES
  • Powered by Blogger


    View My Stats